Foram encontrados 350 anúncios, exibindo de 1 a 20

A orquestra é algo incrível e muito bonito para contratar para uma festa ou evento, assim como em um casamento ou uma festa de 15 anos. Mas, como uma orquestra funciona? Nesta seção, vamos falar sobre as orquestras para festas e eventos e como elas funcionam.

Como funciona uma orquestra?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a composição orquestral. Antes de tudo, iremos ver como se agrupam os instrumentos de uma orquestra:

Cordas: viola, violino, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano;

Madeiras: flauta, flautim, oboé, corne inglês, clarineta, clarone, saxofone, fagote, contrafagote;

Metais: trompa, trompete, corneta de pistões, tuba, trombone;

Percussão: bombo, tímpanos, caixa, pratos, carrilhão, etc.;

Coro: baixo, barítono, tenor, contralto, mezzosoprano e soprano.

O som que entendemos como "som de orquestra" é praticamente aquela cuja textura que é composta por uma timbragem de instrumentos de vários naipes.

Como escolher uma orquestra

Para a escolha de uma orquestra para festa ou evento, há dois fatores que precisam ser analisados: primeiro o local em que irá acontecer a festa ou evento. É muito importante que a textura de som produzida seja de acordo com as proporções do local, com a decoração, com a iluminação, entre outros fatores. A sonoridade produzia por um quarteto de madeira e cordas como flauta, teclado, violoncelo e violino podem soar bem em uma capela ou em um espaço como um sítio.

A textura elegante e delicada que um quarteto sem metais produz é de acordo com a estética dos lugares. Mas, se montássemos este mesmo quarteto em uma igreja, a sonoridade que antes era bela e agradável se torna em uma sonoridade "pobre".

O segundo fator é que precisamos ter em mente no momento de escolher a formação de uma orquestra é a linha de repertório que será feita. Quando o repertório é clássico (9ª sinfonia de Beethoven, por exemplo) é recomendado ter os naipes para os quais aquelas músicas foram escritas.

Porém, isso não é uma regra já que adaptações podem ser feitas. Por exemplo, quatro músicos estão executando a "Marcha Nupcial de Mendelssohn" em um casamento. Ela foi escrita para todos os naipes, porém as circunstâncias pedem que a formação concebida por Mendelssohn seja adaptada para a realidade do casamento.

Já para a execução de temas populares é possível ter mais liberdade, pois já partimos de uma transfiguração. Em alguns casos, as músicas populares não foram escritas para orquestra, o que permite partir do zero para criar uma orquestração que, desde o início já se sabe, vai retirar a música da originalidade e transfigurá-la dentro da timbragem orquestral.

Por esse motivo, acabamos obtendo resultados interessantes em adaptações de temas populares para qualquer tipo e tamanho de orquestra, desde quartetos até as orquestras maiores. Os naipes que dão mais grandiosidade a uma orquestra são os metais, a percussão e o coro. As cordas e as madeiras dão textura de base e possuem uma timbragem mais suave.

Orquestra para festas e eventos

No geral, uma orquestra é contratada para tocar entre duas a três horas, com um intervalo após 90 minutos iniciais. Ou seja, a orquestra toca após o DJ que começa a tocar diversas músicas distintas da banda. Como já foi dito, o local deve ser levado em consideração, pois é preciso ter um espaço adequado para que os componentes da orquestra possam se organizar antes de começar o show.

A acústica do lugar onde a orquestra irá tocar deve ser boa. Há casas em que não é possível garantir um show desse estilo simplesmente porque não há uma infraestrutura adequada. A ideia da festa é que os convidados se divirtam muito, ou seja, é preciso contratar um grupo de orquestra que seja conhecido pelo público, pois esses já trazem consigo a fama de serem bons e bem animados deixando o público alegre. Antes de escolher a orquestra, só para garantir, a dica é assistir uma apresentação dela e reparar na qualidade dos cantores, instrumentos, som, traje e até mesmo da sua pontualidade.

Há vários tipos de festas e eventos que possuem portes pequenos até as maiores, e também há diversas orquestras que possuem faixas de valores diferentes. Os preços variam conforme a quantidade de músicos, o reconhecimento, o estilo musical, a apresentação ou não de bailarinos e o local em que vão se apresentar.

Agora que você já conhece mais sobre o serviço, pesquise acima entre os melhores fornecedores de Orquestras do Brasil e faça seu evento!

Principais Cidades


Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...